• Ligue : 11 3938 3204

A Filial 1, Instituto Novidade de Vida – Fortaleza, foi fundada em 2011 e, hoje, atende crianças e famílias dos bairros João Paulo e Sapiranga, em Fortaleza, Ceará.

Seu objetivo é atender famílias com pouco ou nenhum acesso aos serviços públicos, em sua fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social, prevenindo agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais.

Para isso, conta com dois programas para a realização de suas ações: Programa de Apoio à Família (PAF), responsável por entrega de cestas básicas e palestras gratuitas para as comunidades atendidas; e o Núcleo de Vida, trabalho diário com crianças e adolescentes carentes, e suas famílias, com foco no combate à exploração sexual infanto-juvenil.

Atividades Realizadas:

  • Núcleo de Vida

O Núcleo de Vida foi fundado, em 2013, atendendo, diariamente, crianças em situação de risco na filial do Instituto Novidade de Vida em Fortaleza, Ceará, no conjunto João Paulo II- Jangurussu. Atualmente a instituição recebe crianças com idades entre 6 e 12 anos, moradoras do bairro ou entorno. As atividades são programadas para o período vespertino.

No cronograma estão inseridas aulas de educação primária, incentivo a leitura, ao raciocínio lógico, artes e esportes. Elas recebem uma refeição antes de irem para suas casas, e toda sua família tem acesso ao projeto recebendo auxílio dos voluntários quando necessário. As programações também se estendem aos sábados, já que algumas crianças não podem frequentar o projeto durante a semana. Entre as atividades estão aulas de teatro, futebol e dança. Essa última também acontece paralelamente no bairro Sapiranga, considerada uma das região com maior índice de violência da cidade.

O objetivo do projeto Núcleo de Vida é retirar crianças e adolescentes, da situação de dificuldade social, pobreza extrema e vários tipos de violência, tendo como foco o combate à exploração sexual infanto-juvenil. Alcançar suas famílias e comunidade em geral, para promover transformação social de realidades fragilizadas.

O programa oferece oficinas de teatro, dança, reforço escolar e futsal. As famílias são atendidas, semanalmente, por meio de reuniões que abordam temáticas importantes para o seu desenvolvimento.

Veja mais fotos em nossa galeria!